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Segunda-feira, 25.01.10

 


Colesterol alto

O que é?

A hipercolesterolemia é diagnosticada quando os níveis de colesterol total superam os 200 mg/dl. O mesmo também acontece quando os níveis de LDL (colesterol mau) são superiores a 130 mg/dl ou os de HDL (bom colesterol) inferiores a 35 mg/dl, no homem, e 40 mg/dl na mulher.

Combata-o com:

Arroz
Um estudo da Universidade de Rochester revelou que o nível de colesterol LDL diminui até 62% com a ingestão de tocotrienol, uma forma de vitamina E presente na casca do grão de arroz. Trata-se de um poderoso antioxidante, cada vez mais estudado, devido a este espectacular efeito sobre os lípidos de alta densidade (LDL).

Cebola
A elevada quantidade de aliína que contém facilita a circulação do fluxo sanguíneo, evitando a formação de placas de colesterol nas artérias.

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Maçã
Contém metionina, um aminoácido essencial que participa no metabolismo das gorduras, regulando os níveis de colesterol no sangue.

Mirtilos
As suas antocianinas previnem a oxidação do colesterol e liquidificam o sangue, prevenindo as placas de ateroma (lesão nas artérias provocadas pelo depósito de colesterol).

Peixes azuis
Os organismos internacionais de Nutrição recomendam a ingestão de
1 a1,5 g por dia de ácidos gordos ómega-3, o que equivale a cerca de três porções de peixe azul por semana. Estes ácidos gordos têm especial importância na inibição plaquetária, ou seja, são bons aliados da saúde das artérias.

Abacate
Tem fama de ser muito calórico (e, de facto, é, apesar das suas gorduras serem saudáveis), mas ingerido com moderação é um bom regulador do colesterol, graças às suas gorduras insaturadas.

Iogurte com prebióticos
Os prebióticos em geral diminuem o pH do aparelho digestivo. Tal acontece devido aos ácidos gordos da cadeia curta que contêm. Segundo investigações recentes, um deles, o propiónico, participa activamente na inibição da síntese de colesterol no fígado.

Citrinos e quivi.
Estas frutas, ricas
em vitamina C e E (fabulosos antioxidantes), evitam a formação de trombos (coágulo sanguíneo no interior de um vaso), uma vez que contrariam a oxidação do LDL (mau colesterol), responsável pela formação de ateromas e impedem a captação de colesterol por parte dos vasos sanguíneos .

Fibras
As fibras beneficiam o nosso organismo de diversas formas, uma delas é no momento da absorção dos nutrientes: as fibras são consideradas como esponjas e absorvem para o seu interior as gorduras alimentares, prevenindo a absorção de gorduras para a nossa corrente sanguínea. :)

Recomendação PREVENIR:
Modere a ingestão de excitantes como o café e o chá preto, que aceleram a circulação sanguínea podendo levar à formação de ateroma (placa de gordura nos vasos sanguíneos que leva ao bloqueio da circulação sanguínea, provocando doenças cardiovasculares).

E reduza a ingestão de carnes gordas, enchidos, fumados, molhos e fritos. Atenção a estes elementos da nossa alimentação. São superpoderosos no aumento do colesterol LDL. 
 

Hipertensão

O que é?

Patologia na qual os valores de tensão arterial (força exercida pelo sangue nas paredes das artérias) são superiores a 140/90 mmHg.

Combata-a com:

Bananas
Tem grande quantidade de potássio, fundamental para o equilíbrio líquido do organismo, o que mantém a tensão arterial sob controlo. Por outro lado, uma dose elevada de potássio favorece a eliminação de sódio que consumimos, principalmente, sob a forma de sal (que exerce efeitos nocivos sobre a tensão).

Tomate
O seu principal componente é o licopeno, com grande poder antioxidante. Ajuda a manter a saúde das artérias, conservando a flexibilidade que lhes permite dilatar e contrair à passagem do sangue

Mexilhões
Outra boa fonte de potássio. No entanto, se forem de lata, deve-se moderar o seu consumo, já que contêm demasiado sódio, o que faz subir a tensão arterial.

Leite magro
Na maioria dos estudos epidemiológicos, foi possível observar que uma ingestão de cálcio reduzida está associada a um predomínio de hipertensão. A melhor fonte de cálcio é o leite.

Se não gosta ou é intolerante ao leite, outra opção são os peixes pequenos que se comem com espinha (sardinhas enlatadas, por exemplo) ou suplementação especifica deste mineral. A nutricionista Magda Roma sugere: «lave bem a casca do ovo, retire o seu conteúdo e esmague a casca do ovo até ficar em pó».

«Utilize-a camuflada nos pratos confeccionados ou
em sopa. Não tem sabor nem odor. Esta é de todas a melhor fonte de cálcio e nós desperdiçamo-la», acrescenta ainda

Melão
Contém bastante potássio mas, sobretudo, água (cerca de 80%), o que faz dele um óptimo alimento para eliminar toxinas, e favorece o fluxo sanguíneo.

 

Chocolate preto
Investigadores da Universidade de Colónia, na Alemanha, demonstraram que a ingestão de chocolate preto provoca uma queda significativa da pressão arterial. A explicação encontra-se no poder antioxidante dos flavonóides polifenólicos que contém, mantendo as artérias saudáveis e melhorando o fluxo sanguíneo.

Beringela
Tem grandes quantidades de magnésio, mineral que evita os edemas e que faz com que a tensão arterial se mantenha com os valores adequados.

Tâmaras secas
Têm menos água do que as frescas, o que faz com que concentrem mais nutrientes, entre eles o potássio, fundamental para controlar o equilíbrio de água dentro e fora da célula.
Recomendação PREVENIR:
Modere o consumo de enchidos e fumados, pois contêm bastante sal.

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