OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Segunda-feira, 28.02.11
Desidratação altera a glicemia? Entrevista com a endocrinologista Elcy Falcão, da APDJ Pode alterar, no caso de diabetes tipo 2, e pode ser consequência de glicemia elevada, no caso do tipo 1. Quem explica o que ocorre e como resolver o problema é a endocrinologista Elcy Falcão, fundadora da Associação Pernambucana do Diabético Jovem (APDJ) e professora da Universidade Federal de Pernambuco. Elcy Falcão - "Em primeiro lugar é preciso lembrar que a hidratação é importante para qualquer pessoa, mas para o diabético é ainda mais. No caso do tipo 2, a falta de hidratação pode elevar a glicemia e levar a um quadro grave que exija até a internação hospitalar. No caso do tipo 1, a desidratação pode ser consequência da glicemia elevada e do excesso de urina e, também, pode levar a resultados graves. Não há quantidade fixa que deva ser ingerida pelo indivíduo, mas é preciso beber bastante e saber que o melhor para hidratar é mesmo a água. Quem é avesso ao sabor, pode acrescentar umas gotas de limão ou algumas folhas de hortelã, mas não se deve deixar de privilegiar a água. É possível hidratar-se também com outros líquidos, com exceção, claro, das bebidas alcoólicas que por si só exigem mais hidratação. Os chás podem ser uma alternativa, tendo como ressalva que alguns, principalmente o chá preto, são ricos em potássio e podem prejudicar quem já está com níveis normais dessa substância no corpo. Essa é uma boa alternativa para quem, por exemplo, está sofrendo com câimbras. Sucos de frutas também hidratam, mas seu consumo exige moderação, porque a fruta é rica em carboidratos e na forma de suco podem acabar sendo ingeridas em quantidades maiores do que as recomendáveis. As bebidas isotônicas são alternativa apenas para quem está em um programa de atividades físicas intensas. Principalmente no caso de desidratação em criança, os pais devem ter cautela extra no uso de soros, que contêm açúcar em sua composição. O soro só deve ser utilizado com acompanhamento médico e administração de insulina para manter a glicemia em ordem. Qualquer que seja a opção, é bom enfatizar que sucos, chás ou outras bebidas entram apenas como complementação. O papel principal deve ser, sempre, o da água."
APB diabeticaparadiabeticos às 22:56 | link do post | comentar |  O que é? | adicionar aos favoritos
Ana Luísa a 5 de Março de 2011 às 10:28
Olá.
Adorei o seu blog :-) Tenho Diabetes tipo 1 há 10 anos (desde os meus 23), e era seguida também na APDP, mas por vários motivos, passei a ser seguida a nível hospitalar. Sou enfermeira de profissão num centro de saúde no Algarve, e trabalho no meu dia-a-dia com pessoas com diabetes, sendo Educadora nesta área e adorando o que faço!!! Também para mim a diabetes é uma companheira, e penso ter uma relação saudável e pacífica com ela.Não tive até à actualidade nenhuma complicação devido à doença, fazendo uma vida perfeitamente normal e feliz.
Sou também autora de um blog sobre a Diabetes: http://www.docediabetes.blogspot.com/
Beijinho e parabéns pelo seu blog.
diabeticaparadiabeticos a 6 de Março de 2011 às 12:16
Olá, obrigada pelo seu comentário, seguirei o seu blog com toda a atenção e obrigada mais uma vez.
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO