OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Quarta-feira, 06.04.11

Entrevista com a enfermeira Mariangélica Oliveira da Silva, da UFRJ

 

Descascar ou comer frutas antes de fazer o teste de glicemia pode interferir no resultado, se a pessoa não lavar as mãos antes de utilizar a lanceta. A conclusão é de pesquisa recente realizada na Juntendo University Graduate School of Medicine, no Japão. A pesquisa, publicada na revista Diabetes Care, mostrou que a glicemia atinge níveis bastante elevados, mesmo que o teste seja feito uma hora depois da ingestão da fruta.

A enfermeira Mariangélica Oliveira da Silva, educadora em diabetes no Hospital do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concorda com os resultados do estudo e alerta que comer qualquer alimento doce com as mãos e realizar o teste sem lavá-las vai produzir resultados alterados. O mesmo acontece se a higienização do local da picada for feita com álcool.

"As mãos devem ser lavadas apenas com água e sabonete e, se houver uso de álcool, deve-se esperar que ele seque antes de fazer a picada", ensina Maria Angélica.

 

A educadora aproveita para dar outras dicas em relação ao teste de glicemia. Após a realização do teste, é recomendável fazer a limpeza com álcool, que pode ser o comum, de 90º GL, ou o de 70 º GL, vendido em farmácias. Segundo ela, o melhor é fazer a picada nas laterais dos dedos, que são menos enervadas, e fazer um rodízio entre os dedos para evitar que eles fiquem doloridos.

Angélica alerta ainda que todo o material deve ser guardado fechado, para evitar o acúmulo de sujeira, e que as agulhas, que não devem ser reutilizadas, sejam descartadas tampadas, para prevenir que pessoas que venham a manipular o lixo se machuquem. Outro cuidado importante é não compartilhar agulhas e lancetas, mesmo com membros da família, porque eles conservam partículas de sangue que podem produzir contaminação.

APB diabeticaparadiabeticos às 23:10 | link do post | comentar |  O que é? | adicionar aos favoritos
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO