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Sábado, 09.04.11

Está provado cientificamente que muitas mortes poderiam ser evitadas através da alimentação e nada mais.

 O simples facto de termos bons hábitos faz com que vivamos mais anos em boas condições de saúde e bem-estar. Existem alimentos que apesar de não evitarem a morte podem prolongar a vida. É possível prevenir um vasto número de doenças com base na alimentação saudável e equilibrada, como o cancro, problemas de ossos e de visão, entre outros. Saiba então quais são os alimentos que podem mantê-la jovem por dentro e por fora!

 

1 – Kiwi • Melhora a circulação e ajuda a combater o mau colesterol. Possui também uma enzima que ajuda a digerir as proteínas. O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir as constipações e também retardar o envelhecimento. Contém uma quantidade de potássio, fibra, ferro, fósforo, cálcio, magnésioe crómio, que têm um papel fundamental na prevenção de doenças cardíacas.

 

2 – Abacate • Contém 10 vitaminas, incluindo vitamina E e ácido fólico, que ajudam no combate à regeneração das células. Contém 10 ácidos gordos, sendo alguns mono e poli-insaturados, contendo ómega-6, ómega-7, ómega-9 e ómega-3, sendo este último protector contra o cancro. Possui também aminoácidos essenciais para o normal funcionamento do organismo.

3 – Tomate • Para além de estar cheio de vitaminas e minerais contém um dos antioxidantes mais poderosos que lhe dá o a cor vermelha e tem um papel antioxidante activo na degenerescência das células que conduz ao envelhecimento. Fortalece as paredes celulares, remove as substâncias tóxicas do organismo e aumenta as defesas. Previne o aparecimento de doenças cardíacas e e dos vasos sanguíneos do coração, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

 

 4 – Presunto • Protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja demasiado grosso nem salgado. Pode ser um substituto da carne nas refeições, visto ter 40% de proteínas, e é bastante importante na massa muscular. Contém vitamina E, um potente antioxidante. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), fósforo e ferro.

 

5 – Brócolos • O zinco que contém favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. Muito ricos em luteína, reduzem ligeiramente os efeitos da degenerescência macular da idade. São ideais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas, entre outros, por causa do elevado número de ácido fólico e ferro. Também são muito bons para quem sofre de menopausa.

 

6 – Espinafres • Ricos em provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas B2, B3, B6 e B1, que possuem uma forte acção anti-envelhecimento. Relativamente ao seu conteúdo mineral, os espinafres são ricos em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo.

 

 7 – Soja • Contém vitaminas A, E, B1, B2 e B5. Estas vitaminas ajudam a conservar o revestimento das superfícies do corpo e dos órgãos. É aleguminosa que possui mais minerais, sobretudo potásssio e fósforo, o que é essencial para uma boa estrutura óssea. O potássio tem uma importante acção a nível muscular. Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, principalmente na mulher após a menopausa. Atenua também os sintomas indesejáveis da menopausa.

 

8 – Frutos secos • Contém proteínas, vitaminas, aminoácidos, minerais, ácidos gordos e fibras. As proteínas são imprescindíveis na preservação e formação das estruturas musculares. As nozes, as amendoas e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.

 

 9 – Chocolate preto • Tem uma grande actividade antioxidante, combatendo os sinais do envelhecimento. Beneficia a a dilatação das artériase o aumento do seu diâmetro. Estimula as funções cerebrais graças a um alcalóide que actua como neurotransmissor cerebral.

 

10 – Alho • Tem propriedades anti-sépticas, anti-fungicas, e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus, bactérias e fungos. Tem também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a redução do envelhecimento e a degeneração celular, que está na origem de alguns tipos de cancro. Ajuda a reduzir os altos níveis de pressão arterial e reduz também o mau colesterol, aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção eréctil no homem.

 

 11 – Azeite virgem (ou azeitonas) • Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura rica em vitaminas A, D, K e E, que actuam como antioxidantes. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção do cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível de formação e manutensão de ossos fortes e saudáveis.

 

12 – Peixe azul • Prolonga a vida das nossas artérias graças ao seu ómega-3 muito benéfico para o sistema cardiovascular. É rico em minerais e vitaminas, tendo uma boa acção antioxidante. Possui uma única desvantagem: as espécies provenientes de águas poluídas contém mercúrio, um metal pesado que ingerido em demasia pode ser prejudicial para o organismo.

 

13 – Chá verde • Bebida rica em vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno. Reforça o sistema imunitário, protegendo o organismo de bactérias e vírus prejudiciais. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula também os níveis do colesterol.

 

14 – Mel • É rico em minerais como o cálcio (fundamental no fortalecimento dos ossos) e ferro (importante na regeneração do sangue). Tem um alto poder nutritivo, pelo que é um óptimo substituto do açucar. É um bom remédio para a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.

 

15 – Cebola • É uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo

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