OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Terça-feira, 01.11.11

O que é diabetes MODY?

 

Entrevista com a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi, da FMUSP

MODY é a sigla em inglês para a expressão diabetes da maturidade com início na juventude. Portanto, diabetes MODY é um tipo de diabetes que acomete pessoas jovens e, por isso, às vezes é confundido com o diabetes tipo 1. As causas são genéticas e respondem por 2% a 5% dos casos de diabetes, como explica a endocrinologista Maria Elizabeth Rossi da Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Maria Elizabeth Rossi - "O diabetes tipo 2 é determinado por fatores ambientais e genéticos. Vários genes influenciam no seu aparecimento e gravidade. No MODY (diabetes da maturidade com início no jovem), sabe-se quais os genes principais causadores do diabetes. As alterações genéticas provocam defeitos na função das células beta pancreáticas produtoras de insulina ou na ação da insulina. A herança é autossômica dominante, ou seja, quem tem o gene terá a doença e geralmente há casos de diabetes em várias gerações da mesma família.

Os subtipos MODY são responsáveis por 2 a 5% dos casos de diabetes e há seis subtipos de MODY já bem definidos. O diagnóstico pode ser feito na infância ou adolescência, sendo às vezes confundido com o diabetes tipo 1. Pode ser acompanhado de anomalias no fígado, pâncreas e sistema genital e baixo peso ao nascimento. A necessidade de insulina no tratamento não é imediata, sendo inclusive muito rara em determinados subtipos. Alguns casos respondem bem ao tratamento com medicamentos orais, à semelhança do diabetes tipo 2. Todos se beneficiam com dieta saudável, pobre em gordura, e com a manutenção do peso adequado e exercícios.

É importante ressaltar que não se trata tampouco de diabetes tipo 2, embora as manifestações clínicas possam ser semelhantes. Por isso, esses casos foram definidos como diabetes do jovem com características do diabetes do adulto. Os pacientes vão desenvolver diabetes leve ou grave, na dependência do tipo de MODY e de fatores agravantes como obesidade e sedentarismo.

O diagnóstico do MODY é feito a partir do histórico familiar - já que normalmente diversos membros da mesma família têm a doença - e da ausência de anticorpos contra as células beta do pâncreas (presentes no diabetes tipo 1). O único exame capaz de afirmar com certeza que se trata de MODY é o estudo do gene por técnicas de biologia molecular - exame que demanda muito trabalho, além de ser caro. 

Outras características desse tipo de diabetes incluem a elevação da glicemia em idade mais precoce no MODY que no tipo 2 (geralmente após os 50 anos) e os pacientes nem sempre têm os concomitantes do diabetes tipo 2 como obesidade e hipertensão. Complicações renais e hepáticas podem ser precoces, o que não é tão frequente no diabetes tipo 2."

APB diabeticaparadiabeticos às 00:17 | link do post | comentar |  O que é? | adicionar aos favoritos
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO