OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Quarta-feira, 22.08.12

Todas as pessoas estão sujeitas a passar por situações como acidentes ou que requeiram atendimento de profissionais de saúde para que o bem-estar volte a reinar em nossas vidas. Por definição, os primeiros socorros são procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados em vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra.

 

O socorro deve ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um atendimento muitas vezes já especializado. A pessoa com diabetes também pode passar por essa situação quando tem uma hipoglicemia grave.

Podemos considerar essa situação, quando a glicemia estiver abaixo de 40mg/dl. Segundo Dr. Rodrigo Lamounier, endocrinologista e diretor clínico do Centro de Diabetes de Belo Horizonte, "a glicemia deve estar acima de 70 mg/dl, mas há pessoas que sentem os sintomas de hipoglicemia nessa faixa ou em índices mais altos, pois acostumaram o organismo a ter as taxas glicêmicas mais elevadas".

 

"Em uma hipoglicemia mais leve, os sintomas mais característicos são fome, taquicardia, tremores, sudorese, dormência nos lábios, palidez, sensação de agonia, entre outros. Em casos mais graves, a pessoa pode ter um comportamento mais agressivo, tontura, podendo chegar até a perder a consciência e ter convulsão", alerta Dr. Rodrigo.

 

Para casos de hipoglicemia branda, Dr. Rodrigo sugere algumas medidas, "corrigir com a ingestão de 15g de carboidrato que deve aumentar a glicemia de 30mg/dl a 50mg/dl. Com essa finalidade, é necesário ingerir um copo de 150ml de suco de laranja ou refrigerante com açúcar ou três ou quatro balas moles ou um copo de água com uma colher de sopa de açúcar ou uma banana grande ou ainda uma fatia de melancia".

 

No caso da pessoa perder a consciência, há outras medidas, "o familiar ou a pessoa mais próxima pode passar mel na gengiva, ou aplicar o hormônio glucagon, caso a pessoa tenha conhecimento de como utilizar. No caso da pessoa estar dirigindo e constatar que está com hipoglicemia, é indicado estacionar, corrigir e esperar que a glicemia volte a estar entre 70 mg/dl a 99 mg/dl. Como dica, a pessoa deve sempre medir antes de dirigir e se estiver em uma estrada, parar a cada duas horas, para realizar a automonitorização", aponta Dr. Rodrigo.   

 

APB diabeticaparadiabeticos às 23:54 | link do post | comentar |  O que é? | adicionar aos favoritos
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO