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Segunda-feira, 25.01.10

 

 

Dia mundial da diabetes

— 1) A doença Diabética é uma doença crónica. Aprenda a defender-se dela. Só com a sua ajuda, é possível minorar e/ou atrasar o aparecimento das suas complicações, quer sejam agudas ou crónicas.

— 2) Quando tem muita sede, muita vontade de urinar, muita fome, sonolência, falta de forças, o seu açúcar no sangue, já está elevado há muito tempo.

— 3) Não espere ter os sintomas para fazer o seu controlo.

— 4) A auto-vigilância diária da Glicémia, a horas diferentes do dia, permite-lhe ter noção de estar bem ou mal controlado, podendo assim ajustar a terapêutica, se for caso disso.

— 5) Não se esqueça, que saber o valor do açúcar no sangue, lhe permite um controlo muito eficaz. Peça ajuda ao seu médico, para lhe ensinar a usar as tiras-teste.

— 6) Não se descuide nas horas das refeições. Tente não estar mais de 3 horas sem comer. Não faça um jejum nocturno de mais de 6/7 horas.

— 7) Evite os açucares e açucarados, as sobrecargas gordas (fritos, refogados, molhos com gordura, etc.), o sal, as bebidas alcoólicas destiladas, o tabaco.

— 8) O azeite, a banha de porco e a manteiga são as gorduras indicadas, em alimentação saudável, mas sempre com muita parcimónia.

— 9) Como fornecedores de açúcar, as massas alimentícias (esparguete, macarrão, etc.) e as leguminosas ( feijão de todo o tipo, grão , ervilha, fava, lentilhas) são as melhores. O pão, o arroz e a batata devem ser comidos com mais cuidado.

— 10) Coma pouca carne. Prefira mais o peixe.

— 11) Coma ovos 2/3 vezes por semana. Não os frite.

— 12) Dê preferência ao queijo fresco. Os outros tipos de queijo são para os dias de festa.

— 13) Ingira fruta fresca pouco doce, diariamente. Uvas, figos e bananas, têm mais açúcar em percentagem, devem ser ingeridos em pequena quantidade, pelo doente diabético.

— 14) Hortaliças e legumes em sopas e a cru, são de todos os dias, na quantidade que puder.

— 15) A medicação, seja com comprimidos, seja com insulina, deve ser cumprida conforme a prescrição. Não salte doses.

— 16) Andar a pé, é uma excelente forma de fazer exercício. Faça-o todos os dias, pelo menos 30 minutos, mas 60 seria bem melhor.

— 17) A visita ao oftalmologista, deve ser pelo menos anual. Os seus olhos são muito castigados pela doença diabética.

— 18) Se tem consulta marcada, faça por não faltar, que há muitos outros doentes à espera.

— 19) Olhe para os pés todos os dias. Se vê mal, ou tem outra dificuldade, peça ajuda a quem vive consigo.

— 20) Se não é diabético, corre mais o risco de o vir a ser, se tiver familiares diabéticos, se tem peso a mais, se teve filhos com quatro ou mais quilogramas, à nascença.

— 21) Se se inclui num grupo de risco, o que leu ou ouviu, é para si também.

 

 

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