OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sábado, 26.06.10

 Novidades e perspectivas no tratamento da diabetes (1)

São grandes os esforços científicos e financeiros que se investem todos os anos, e um pouco por todo o mundo, na Investigação da Diabetes. São milhares os estudos científicos sobre a Diabetes, que se publicam anualmente. Uma grande parte destes estudos são de investigação básica (bioquímica, genética, imunológica) tentando esclarecer a (s) causa (s) da doença e das suas manifestações ou complicações clínicas. Mas são, também, múltiplos os trabalhos de investigação acerca de novas formas de tratamento da Diabetes e das suas complicações. É usual serem divulgadas notícias sobre «novos tratamentos para a diabetes», quer nos jornais, quer na Televisão. A maioria dessas notícias, embora com um fundo de realidade, carece de rigor, e pode levar ao engano milhares de pessoas com Diabetes, criando - lhes expectativas e esperanças que, depois, vêem frustradas ao falar com o seu médico assistente. Mesmo quando algumas novidades têm «pernas para andar», deve ter-se presente que, habitualmente, decorrem alguns anos entre a descoberta científica e a possibilidade de a aplicar na prática do dia -a -dia. Serve, este espaço, para divulgar e ajudar a esclarecer todos os interessados, acerca das NOVIDADES E PERSPECTIVAS no tratamento da diabetes. Insulina Uma nova forma de administrar a insulina É VERDADE !

Finalmente parece que se conseguiu uma alternativa credível às injecções de insulina. trata-se de administrar a insulina através de um aerossol para inalação pulmonar. Isto consegue-se utilizando um aparelho semelhante a alguns utilizados pelos asmáticos. Para já, a insulina com possibilidades de administração por esta via é só a de acção rápida. Já foram realizados estudos em pessoas com Diabetes do tipo2 que estão sob terapêutica com insulina e em pessoas com Diabetes do tipo1 (insulino-dependentes). Estes estudos compararam a acção da insulina rápida administrada pelas habituais injecções sub-cutâneas com a administrada por aerossol e os resultados foram excelentes. Claro que, para lá da grande satisfação das pessoas com Diabetes que participaram nestes ensaios e que se livraram de umas «picadelas» durante o tempo do estudo, a grande notícia é que se conseguiu um bom controlo da diabetes com esta forma de administrar a insulina. Convém, aqui, lembrar que todas as pessoas com Diabetes insulino-dependentes necessitaram de manter a sua habitual injecção de insulina de acção prolongada à noite. É previsível que dentro de 2 a 3 anos, se os estudos mais alargados que se seguem o confirmarem, já seja possível substituir as injecções de insulina rápida antes das refeições, por uma ou duas inalações ou «bombadas» de insulina. Outras formas de administrar a insulina? Tentativas para a administração de insulina por outras vias têm sido, por uma razão ou por outra, frustradas. A mais estudada tem sido a administração nasal. Contudo, não existe, por enquanto, fiabilidade nos resultados obtidos com esta forma de administrar a insulina. A via rectal (supositórios de insulina?) é, também, uma via em investigação. A via trans-dérmica (adesivos de insulina?) não tem tido resultados promissores, até agora.

APB diabeticaparadiabeticos às 23:54 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO