OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sábado, 26.06.10

 Novidades e perspectivas no tratamento da diabetes (1)

São grandes os esforços científicos e financeiros que se investem todos os anos, e um pouco por todo o mundo, na Investigação da Diabetes. São milhares os estudos científicos sobre a Diabetes, que se publicam anualmente. Uma grande parte destes estudos são de investigação básica (bioquímica, genética, imunológica) tentando esclarecer a (s) causa (s) da doença e das suas manifestações ou complicações clínicas. Mas são, também, múltiplos os trabalhos de investigação acerca de novas formas de tratamento da Diabetes e das suas complicações. É usual serem divulgadas notícias sobre «novos tratamentos para a diabetes», quer nos jornais, quer na Televisão. A maioria dessas notícias, embora com um fundo de realidade, carece de rigor, e pode levar ao engano milhares de pessoas com Diabetes, criando - lhes expectativas e esperanças que, depois, vêem frustradas ao falar com o seu médico assistente. Mesmo quando algumas novidades têm «pernas para andar», deve ter-se presente que, habitualmente, decorrem alguns anos entre a descoberta científica e a possibilidade de a aplicar na prática do dia -a -dia. Serve, este espaço, para divulgar e ajudar a esclarecer todos os interessados, acerca das NOVIDADES E PERSPECTIVAS no tratamento da diabetes. Insulina Uma nova forma de administrar a insulina É VERDADE !

Finalmente parece que se conseguiu uma alternativa credível às injecções de insulina. trata-se de administrar a insulina através de um aerossol para inalação pulmonar. Isto consegue-se utilizando um aparelho semelhante a alguns utilizados pelos asmáticos. Para já, a insulina com possibilidades de administração por esta via é só a de acção rápida. Já foram realizados estudos em pessoas com Diabetes do tipo2 que estão sob terapêutica com insulina e em pessoas com Diabetes do tipo1 (insulino-dependentes). Estes estudos compararam a acção da insulina rápida administrada pelas habituais injecções sub-cutâneas com a administrada por aerossol e os resultados foram excelentes. Claro que, para lá da grande satisfação das pessoas com Diabetes que participaram nestes ensaios e que se livraram de umas «picadelas» durante o tempo do estudo, a grande notícia é que se conseguiu um bom controlo da diabetes com esta forma de administrar a insulina. Convém, aqui, lembrar que todas as pessoas com Diabetes insulino-dependentes necessitaram de manter a sua habitual injecção de insulina de acção prolongada à noite. É previsível que dentro de 2 a 3 anos, se os estudos mais alargados que se seguem o confirmarem, já seja possível substituir as injecções de insulina rápida antes das refeições, por uma ou duas inalações ou «bombadas» de insulina. Outras formas de administrar a insulina? Tentativas para a administração de insulina por outras vias têm sido, por uma razão ou por outra, frustradas. A mais estudada tem sido a administração nasal. Contudo, não existe, por enquanto, fiabilidade nos resultados obtidos com esta forma de administrar a insulina. A via rectal (supositórios de insulina?) é, também, uma via em investigação. A via trans-dérmica (adesivos de insulina?) não tem tido resultados promissores, até agora.

APB diabeticaparadiabeticos às 23:54 | link do post | adicionar aos favoritos

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
27
28
29
30
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO