OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sexta-feira, 20.08.10

  DESDE JÁ DEVO DIZER QUE A MINHA CONSULTA NA APDP EM OFTALMOLOGIA CORREU BEM, ESTAVA TUDO EM ORDEM, DAQUI A 6 MESES LÁ ESTAREI DE NOVO!

 HOJE UMA DIABÉTICA NA APDP, CONTOU-ME QUE COME CHUCHU EM VEZ DE BATATA, HÁ VÁRIOS ANOS E OS NÍVEIS DE AÇUCAR ANDAM SUPER CONTROLADOS, DIZ QUE O CHUCHU AJUDA NAS GLICÉMIAS E EU HOJE MESMO VOU COMER, EU JÁ USAVA MUITO NAS SOPAS, MAS EM SUBSTITUIÇÃO DA BATATA, NUNCA TINHA PROVADO, VALE A PENA PARA UMA SAÚDE MELHOR !!!

 

 O Chuchu (Sechium edule) é uma hortaliça-fruto ou seja, um vegetal da categoria dos legumes. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate. A sua origem é atribuída à América Central em países como Costa Rica e Panamá. Origem Segundos alguns historiadores essa hortaliça-fruto já era cultivada no Caribe à época do descobrimento da América. Era bem conhecida na antiguidade pelos Astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época, devido ao seu sabor característico e bastante suave para ser consumido durante o ano todo. De fácil digestão, rica em fibras e pobre em calorias, bom para um regime alimentar.

 

Na Madeira é conhecida por pepinela e faz parte da gastronomia local. Destaca-se por ser uma fonte de potássio e fornecer vitaminas A e C. O chuchu é uma Cucurbitácea, tal como o pepino, as abóboras, o melão e a melancia. Tipos Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra, mais comummente encontrada nas feiras e mercados. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, a sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Os frutos quando passados apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a abrir-se. Por ser um fruto muito frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando de feri-los.

 

Como é vendido Podemos encontrá-lo já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico, ao natural ou pré-cozidos em mercados e locais de grande acesso público. Certifique-se sempre que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de Junho a Outubro. Conservação Para conservá-lo deve-se mantê-lo em condição ambiente entre 3 a 5 dias depois de colhidos, pois murcham muito rapidamente.

 

Podemos conservá-lo por mais tempo, entre 6 a 8 dias, na parte de baixo do frigorífico, embalados em saco de plástico, caso contrário queimam-se com o frio pois são sensíveis a temperaturas baixas. O produto já descascado e picado conserva-se até 3 dias após o seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tapada ou em saco de plástico, na gaveta inferior do frigorífico. Forma de consumo Para consumi-lo não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e o descascamos crus, devemos fazê-lo debaixo de água corrente, pois estes têm um líquido que "cola" nas mãos. Podem ser cozidos e refogados, podemos transformá-los em cremes, sopas, suflés, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, escolha os frutos mais novos e menores e com casca brilhante.

 

Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo a começar a abrir, são excelentes para a elaboração de suflés, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo. Do chuchu nada é desperdiçado, podemos consumir as folhas, brotos e raízes da planta, claro que depois de devidamente lavados. Os brotos refogados são ricos em vitaminas B e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.

APB diabeticaparadiabeticos às 19:58 | link do post | adicionar aos favoritos

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
21
23
24
25
26
27
28
29
31
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO