Combinação entre diabetes e depressão pode ser mortal para as mulheres
As mulheres que sofrem tanto de diabetes como de depressão correm o dobro do risco de morrer, especialmente de doença cardíaca, alerta um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, citado pelo site FirstWord.
Estas patologias podem conduzir a um “ciclo vicioso”, diz o coordenador da equipa, Frank B. Hu.
“Os diabéticos são mais propensos a sofrer de depressão por estarem sujeitos a longos períodos de stress psicossocial, que, por seu lado, estão associados ao agravamento da diabetes”, acrescenta.
Por outro lado, explica, ambas as doenças estão frequentemente relacionadas com estilos de vida pouco saudáveis, como o tabagismo, má alimentação ou sedentarismo. Complementarmente, a depressão despoleta alterações no sistema nervoso que podem afectar negativamente o coração.
Para esta investigação, os especialistas recolheram dados relativos a 78.282 mulheres com idades compreendidas entre os 54 e os 79 anos.
Segundo os resultados da análise, as voluntárias diagnosticadas com diabetes corriam um risco 35% mais elevado de morrer. Entre as que sofriam de depressão, esta probabilidade subia para os 44%. As que sofriam de ambas as condições corriam o dobro do risco de morrer, alertam os autores.
Ao focarem o estudo nas mortes por doença cardíaca, os especialistas verificaram que as diabéticas e as mulheres com depressão apresentavam um risco de morte 67 e 37% mais elevado, respectivamente.
As que sofriam das duas patologias tinham uma probabilidade 2,7 vezes maior de morrer de doença cardíaca.
2011-01-06 | 12:59