OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sábado, 23.01.10

 

Há 23 anos que sou diabética, descobri quando fiz umas análises, estava grávida de 2 meses, mais ou menos. Eu comia muitos doces, bebia muito e urinava mais ainda, 3 dos sintomas típicos de um pré-diabético. A minha mãe ficou super preocupada, não sabíamos muito bem o que era uma verdadeira diabetes, não tínhamos ninguém na família, nem amigos, apesar que a minha tia Lucinda já tinha falado qualquer coisa desta doença à minha mãe, porque a tia dela, também tinha essa doença, mas nunca ligámos nada. O médico disse-nos que eu tinha a glicemia a mais de 500. Já saí do consultório com a insulina para tomar, foi um pânico, agulhas diariamente, como era possível e grávida. Mas o médico disse que teria de ser assim, senão, tudo poderia ser mau, eu e o bebé. Tive uma gravidez de risco, bem acompanhada. A minha vida alterou 100%, a nível de alimentação, medicação, tudo. Na altura vivia em Aveiro, comecei a ser seguida numa médica em Coimbra, uma das melhores do país na altura, agora já não exerce. Seu nome Maria Helena Saldanha, nunca me esqueci, era um anjo.

 

 

Tive um parto normal, apesar da doença, também era muito nova, tudo era mais fácil, a insulina acompanha-me sempre desde essa ida ao médico, há 23 anos que é a minha companheira e amiga, sim, amiga, porque me mantém viva e sem mazelas ainda. Andei por vários médicos de diabetes, ia andando, mas sempre com glicemias mais altas do que baixas, eu não conseguia controlar a minha doença, foi-me muito difícil, tive algumas retinopatias, mais no olho esquerdo, levei laser, comecei por 6 em 6 meses, depois uma vez por ano, entretanto disseram-me que havia a APDP (associação de diabetes) em Lisboa e que eram excelentes, realmente são, marquei a primeira consulta e fui sempre seguida, até a nível de oftalmologia, ia sempre lá de 6 em 6 meses. Melhorei bastante, mas ainda não estava como eu queria. Entretanto há cerca de 3 meses o meu marido destaca do serviço de Aveiro para Lisboa, viemos morar de vez para cá, vim a saber que através da Marinha, haviam consultas de diabetes e que a médica que estava lá era "milagrosa" , um colega do meu marido é que lhe tinha informado que andava lá e tinha melhorado 300% . Ora eu estando cá, fui logo marcar a consulta e esperei para ver os resultados. Eu sei que não são só os médicos que tem que fazer o dito "milagre", o doente tem que ajudar e fazer tudo como manda a lei, mas, há médicos e médicos, não desfazendo da APDP, gostei mesmo muito desta médica.

 

Como disse anteriormente, a minha nova médica do hospital da Marinha é 5 estrelas, esqueci-me de referir anteriormente que a minha hemoglobina A1C, andava sempre alta, atingiu os 9, posso dizer que agora, estou com 7 ponto 8, é um valor melhor, quero baixar dos 7, é o recomendado, penso que o grande mérito , foram as várias tentativas de estudar o meu organismo, comecei com uma alimentação mais cuidada, já devia ter feito isso, mas , fui desanimando, depois mudou-me alguns tipos de horários da minha insulina , lenta e rápida, fez-me registar toda a minha alimentação, horários e todas as alterações que acontecessem. Marcou-me consulta para a semana seguinte e lá fui eu, ainda não estava bem, decidiu que precisava de mudar para a insulina nova a LANTUS, um espectáculo, voltei lá passado 15 dias, estava um pouco melhor, mas não tão bem como a médica queria. Então qual era o problema? Eu, anteriormente comecei com a Lantus á noite, ao deitar, mas passei a tomá-la de manhã, o meu organismo reagiu muito bem, melhorei a olhos vistos, esta médica não deixa andar, ela manda-nos á luta, dá-nos alternativas, opções, alterações, não pára enquanto tudo não estiver bem.

 

APB diabeticaparadiabeticos às 14:53 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos
japinto19 a 27 de Fevereiro de 2010 às 15:49
meus parabéns. Serei um activo participante e partilharei as minhas experiências convosco. Até breve. Japinto
diabeticaparadiabeticos a 1 de Março de 2010 às 12:44
Obrigada japinto, esperamos pelas participações :)
japinto19 a 5 de Março de 2010 às 16:38
Olá, comecei a tomar LANTUS há 2 semanas, comecei com 10 unidades e já vou nas 28 unidades a noite, após o jantar, por indicações do meu médico, mas os resultados teem sido um pouco aquém do esperado, pois tenho bastantes alterações ao fazer o meu teste de glicemia em jejum, isto varia entre os 100o e os 18o em jejum, vou experimentar de manhã para ver se isto melhora. Segundo o meu médico, deverei tomar também uma insulina rápida ao fim da terde, pois é quando os meus valores teem sido maiores, por volta dos 200/240. Um abração, Japinto
diabeticaparadiabeticos a 6 de Março de 2010 às 12:47
OLÁ JAPINTO, eu tomo a minha Lantus só de manhã, comecei por tomar á noite e não dava mt resultado, então tomo actualmente 32 de manhã e sinto-me melhor, já tomo de manhã há alguns anos. A Lantus é a insulina protectora dos diabéticos, é excelente! Sobre a rápida, poderias tomar uns cheirinhos sim, andas na APDP? podes sempre enviar-me email para apb5@sapo.pt, Saúde!
japinto19 a 6 de Março de 2010 às 19:39
Olá, não sou seguido pela APDP, sou seguido pelo serviço de medicina interna (endocrinologia) do hospital Santos Silva em Vila Nova de Gaia, além de ser seguido também pelo serviço de cardiologia do mesmo hospital, pois já tive 2 enfartes. Como até Janeiro deste ano, andava a tomar comprimidos para a s diabetes, tais como Janumet e diamicrom LM e jánão resolviam o meu problema, visto também ter uma colite ulcerosa, o meu endpocrinologista achou por bem, descanssar os meus intestinos e receitou-me a Lantus. Só que a principio não estava a funcionar bem, era como tomar água, não alterava muito os valores, por isso o meu médico achou por bem ir aumentando a dose em 2 unidades de 3/3 dias até chegar a valores de mais ou menos 120/140 de glicemia em jejum, o que acontece neste momento com 28 unidades, a noite, após o jantar. Dou uma caminhada de +/- 20 minutos poara a insulina entrar bem no organismo e já está. Engtretanto ao fim do dia, os valores tem aumentado um pouco, e o meu médico disse para lá ir no dia 16 deste mês com o meu gráfico e apartir daí, talvez tenha de tomar uma dose de insulina rápida ao fim da tarde, ou talvez um comprimido, não sei. So no dia 16 é que saberei. Bom fim de semana e boa saúde diabética... José Pinto
diabeticaparadiabeticos a 7 de Março de 2010 às 22:18
Olá, já agora que idade tem? fiquei assustada com os 2 enfartes??? estão relacionados com a diabetes? já agora, depois de ir ao médico gostava de saber novidades, obrigada!
japinto19 a 8 de Março de 2010 às 23:29
Olá, desde já mjuito obrigado pelo empenho, tenho 54 anos, sou um jovem a fugir para o velho. Tive dois enfartes e penso que foram motivados pelas diabetes, o primeiro foi concerteza, vai fazer dia 16 deste mês 5 anos, foi quando fiquei "técnicamente" diabético, pois uns dois ou tres meses antes, comecei a emagrecer muito, quase 10 kilos, e tinha muita sede, acordava de noite uma ou duas vezes para beber água (fresca) pois morna não servia. Em virtude disso tive uma infecção urinária, pois a água que entrava tinha de sair e isso obrigou a um esforço maior em que tive de tomar antibioticos devido a infecção, depois veio o enfarte. os médicos diseram que eram devido ao tabaco, pois eu fumava muito, mas foi concerteza as diabetes. Minha mãe, meu avô e demais familiares maternos, eram todos diabéticos. Agora não fumo, procuro andar o máxima possível e fazer exercício, mas sou um pouco lambareiro e por vezes atiro-me de cabeça e como o que não devia. Aqueles bolinhos amarelos põe-me louco, quanto mais amarelinhos forem mais me tiram do sério. Mas não são os doces o meu pecado, pois se nãpo os posso comer não os como, mas abuso um pouco da aleimentação tradicional, massas, arroz, feijão carnes vermelhas e etc. Por isso fui castigado com a insulina em vês dos comprimidos, mas penso que deveria ter um comprimido qualquer ao fim do dia para compenssar a subida da glicemia, pois a insulina que tomo a noite não dever ser suficiente para as 24 horas. Se tiver algum conselho com a sua experiência, diga-me, pois as dicas são sempre benvindas. Saudações diabéticas. japinto
diabeticaparadiabeticos a 9 de Março de 2010 às 13:10
Olá José, li com toda a atenção o seu testemunho e compreendo que a tentação é enorme, ño início custou-me muito cortar os doces, mas sabe quando é que eu me vingo? quando estou com baixa de açucar, tipo 30 ou 40, temos que ingerir logo um ou 2 pacotes de açucar e seguido de hidratos de carbono, pão ou bolachas, eu aproveito e como um bolinho. Mas se como o bolo já só ingiro 1 pacote de açucar e não 2. Sobre a insulina, eu tenho quase a certeza que vai começar a tomar a rápida, eu não passo sem ela, sabe que um diabético que toma insulina tem a possibilidade de pecar na alimentação mais vezes que um que não a tome? por exemplo, eu tenho que tomar insulina rápida para o que vou comer, se nesse dia eu tiver a certeza que vou abusar um bocadinho mais nos hidratos de carbono( massa, arroz ou batata, por ex: ) eu tomo 1 ou 2 doses a mais, simples, só contribuo para a engorda :) mas fico satisfeita e um dia não são dias :)
sobre tabaco eu nunca fumei, felizmente, mas tenho um contra, detesto exercício físico, tenho muma passadeira e vou lá 1 ou 2x por semana, mas sei que tenho que ter mais vontade :( o tempo não ajuda, mas quando vier o bom tempo até vou fazer umas caminhadas. Não tenha medo de tomar mais injecções de insulina, é melhor para nós. Já agora, se quiser vir a uma consulta á APDP a Lisboa, eles aceitam-no, não se paga nada, é tudo gratuito, até as angiografias, é tudo gratuito e acredite que tem lá os melhores médicos da diabetes, não desfazendo , de alguns claro! Pense bem! Até breve e Saúde!!!!!
japinto19 a 13 de Março de 2010 às 14:41
Olá, obrigado pela resposta e pelo ânimo. Faltem apenas 4 dias para ir ao meu médico para saber o que deverei tomar ao fim do dia para baixar a glicemia. Quanto ao jejun, está OK, mas ao fim do dia a coisa sobe um pouco e deverei ser medicado com outra insulina ou um comprimido para rectificar estes valores. Quanto a APDP de Lisboa, seria bom se eu vivesse aí perto, e mesmo que fosse a pagar, mas como sou do Porto, mais precisamente Vila Nova de Gaia não tenho outra remédio que não seja o meu médico de diabetes do Hosptital do Monte da Virgem, que parece-me bastante competente e empenhado no meu problema. Quanto a minha medicação, além dos remédios para a tensão arterial e coração, estou a tomar neste momento 30 unidades de Lantus, a noite, após o jantar, e de manhã a minha glicemia está entre os 110/140, o que me parece bom, a noite antes do jantar, é que a glicemia está sempre bastante alta, entre 200/280, por isso devreia tomar um comprimido, ( risidom ou Glucobay), sei lá, ou então uma insulina rápida, mas somente na Terça-Feira é que saberei, após a minha consulta no médico. Até lá aproveite o bom tempo para dar umas caminhadas e bom fim de semana. Japinto
diabeticaparadiabeticos a 13 de Março de 2010 às 23:13
Muito bem, quando puder dê novidades! Saúde
japinto19 a 16 de Março de 2010 às 22:58
Olá, hoje fui ao meu Endocrinologista, que reviu os meus valores e como eu já estava a espera, receitou-me uma insulina de acção rápida, chamada Insulina Glulisina Apidra, que em conjunto com uma caneta "Sanofi Aventis" que me foi oferecida no hospital, servirá para administrar 4 unidades de insulina, 10 minutos antes do almoço e 4 unidades 10 minutos antes do jantar, tendo sempre o cuidado de não ultrapassar esses 10 minutos sob o risco de poder entrar em hipoglicemia. Já agora, tem conhecimento desta insulina? Não seria melhor um comprimidozinho antes de ir para uma situação tão drástica? terei 3 picadas ao dia com insulina, pois continiuarei a utilizar a Lantus a noite, após o jantar, esta, insulina de acção prolongada. O médico disse-me para reduzir das 30 unidades para 22 unidades, atendendo que iria ter duas tomadas diarias de insulina de acção rápida. Não sei se me comporeendeu ou se fui um pouco confusos na minha explicação. Já começo a ficar um pouco, senão muito, preocupado com isso. detesto agulhas. Já agora com a sua experiência e que tem a me dizer. Obrigado e boa saúde. Japinto-Vila Nova de Gaia
diabeticaparadiabeticos a 17 de Março de 2010 às 12:19
Bom dia, essa insulina não conheço e nunca a tomei, antes da Humalog que tomo agora, que é a rápida, tomei várias, mas nunca essa, a Humalog é sem dúvida a insulina melhor para juntar com a Lantus, mas como no seu caso o médico pede essa, não posso dizer mal, há que experimentar e ver como se dá. Claro que as 4 unidades não poderão ser radicais???! imagine que nesse almoço come mais que no jantar e vai tomar as mesmas 4??? vai ter algumas diferenças, por isso, registe tudo o que come para o médico poder mais tarde, equilibrar os valores, ele não lhe deu uma tabela de hidratos?? saber o valor da insulina para o que vai comer??
Depois diga, boa sorte e Saúde!
japinto19 a 29 de Março de 2010 às 23:47
Olá, desde a última vêz que "falamos", tenho iniciado esta minha nova etapa com uma insulina rápida chamada Apidra. Vou relatar-lhe o que se passa e talvêz com a sua melhor experiência eu acabe por perceber o que se passa comigo. Para falar em valores, digo que a noite tome 26 unidades de Lantus, insulina de longa duração e antes do jantar, 4 unidades de Apidra, assim como 4 unidades de Apidra antes do almoço.... valpores, de manhã entre 100/130, antes do almoço, iden, após o almoço (2 horas) també, entre esses valores, o problema comoça entre as 19 horas e as 24 horas, em que os meus valores vão para os 180/280. Acho isso desproporcional, ou tomo aa insulinas errada, ou tomos as quantidades também elas erradas. Ou na pior das hipóteses o meu organismo está "louco". Já pensei em desistir de tomar essa insulina rápida e voltar para os medicamentos orais, sejam Janumet, Diamicron ou outro qualquer que se conjugue com a Lantus. Por causa desses sobe e desce, tenho tido problemas a a minha visão, pois embora não tenha nem glaucoma nem retinopatia, segundo exames feitos no serviço de Oftalmologia do Hospital de Gaia, tenho tido a visão um pouco turva e tenho tido dificuldades em ver ao longo, tenho tido dias em que vejo ao longe melhor sem os meus óculos de que com eles. Na 4ª feira de manhã vou falor com o médico e mostrar-lhe esses meus novos valores, mas já ando um pouco desanimado com essas variações de valores de glicemia. Tanto que as minhas refeições ao almoço são praticamente semelhantes as do jantar, eu não abuso muito, além de caminhar que após o almoço e quer após o jantar. Fico a aguardar comentários. saudações, Japinto
diabeticaparadiabeticos a 30 de Março de 2010 às 12:51
Olá, estive uns dias ausente do pc, mini-férias :) só hoje li o seu post, pois eu acho e tenho a certeza que devem ser as doses á noite que tem que ser corrigidas, não deixe de tomar insulina para passar a comprimidos, isso seria pior, fale abertamente com o médico, fale-lhe na Humalog, é uma das melhores insulinas para os diabéticos. Fale com ele e veja a resposta. até lá tudo de bom.
mafaldab a 3 de Junho de 2011 às 17:32
Olá, será que me podia dizer qual é o seu médico endocrinologista que lhe receitou a Apidra?
É que eu queria experimentar essa insulina, e precisava de um médico que estivesse habituado a lidar com ela.
Agradecia se me pudesse responder para o meu e-mail, o qual é mafalda.b.justino@hotmail.com
Obrigada!
diabeticaparadiabeticos a 3 de Junho de 2011 às 22:56
Olá Mafalda, o meu medico é da clínica particular de Oeiras, que tem vários acordos e essa insulina que falaste eu não a tomo, a minha é Humalog e Lantus apenas :D qualquer dúvida falaremos, saúde.
mafaldab a 4 de Junho de 2011 às 22:35
Olá, obrigada pela sua resposta. Peço desculpa, mas pensei que estava a mandar a minha mensagem para o Sr. José Pinto, que é de Vila Nova de Gaia e está a tomar a insulina Apidra, que lhe foi receitada por um médico que o segue no Hospital Santos Silva, em Gaia, conforme ele refere num dos seus comentários.
Eu vivo no Porto, e gostava de experimentar a Apidra (actualmente, uso Levemir e Humalog). Por isso, se conseguisse saber quem é o médico endocrinologista que segue o Sr. José Pinto, marcaria uma consulta com esse médico. Só que, pelos vistos, não sei como colocar a questão directamente ao Sr. João Pinto.
Espero que ele leia esta mensagem e me possa responder.
Saudações cordiais.
diabeticaparadiabeticos a 4 de Junho de 2011 às 22:51
Olá, não faz mal, concerteza que o João Pinto irá ler e ajudar-te, Saúde.
japinto19 a 28 de Junho de 2011 às 23:27
Olá Mafalda, e olá também para a Ana Paula, só hoje é que vi a sua mensagem. Sim realmente foi-me receitada a insulina APIDRA pelo meu endo do Hospital de Vila Nova de Gaia, entretanto após alguns meses de utilização os valores da minha glicemia mantinham-se elevados, mesmo em conjunto com a insulina Lantus, daí o meu médico alterou o tipo de insulina a tomar e modificou as quantidades da lantus e substitui a Apidra que era uma insulina rápida pela Actrapid Penfill que é uma insulina de acção intermédia, e estou a sentir-me bastante melhor com essa nova terapêutica. Se necessitar de mais alguma informação o meu email é o japinto19@gmail.com ou também ir ao facebook e procurar por (ja pinto) Abraços e felicidades
Já agora os meus parabéns pela boa funcionalidade e o bom contributo que o seu Blogue tem dado.
Ana Mendes a 15 de Abril de 2010 às 14:03
Achei um máximo o teu blog. Encontrei-o porque andava à procura de informação sobre a diabetes do meu gato, que lhe foi diagnosticada hoje :( o qual ando um bocado assustada mas já estou mais esclarecida. Aproveitei e li a tua história, é uma vida de luta. Força ;)
diabeticaparadiabeticos a 16 de Abril de 2010 às 00:20
Olá Ana, bem vinda a este blog, fico triste pelo gatinho estar doente, mas como sabes não é um bicho de 7 cabeças, com o tempo habituas-te a tratar do gatinho, sei que custa muito na hora da medicação, mas tem que ser. Sempre que precisares e eu puder ajudar, conta com este espaço. Tudo de bom e vai-me dando notícias do estado de saúde do teu gatinho.
Saúde!!!
ana pires a 7 de Dezembro de 2010 às 14:57
Olá! Chamo-me Ana, tenho 39 anos, moro em Vila Nova De Gaia e sou insulinodependente há um ano. Gostava de saber se alguem conhece a nova maquina de insulina omnipod insulin pump? Gostava de ter uma maquineta destas, mas não sei o preço?!!!
diabeticaparadiabeticos a 8 de Dezembro de 2010 às 19:07
Olá Ana, bem vinda a este cantinho, sinceramente, este tipo de insulina é parecida com a bomba que eu usei há uns anos atrás, poderá ler o meu comentário sobre a bomba de insulina, comigo não deu resultado, mas poderá sempre tentar, ela foi-me dada, penso que se falar com o seu médico assistente ele poderá dar-lhe também, depois diga como correu, bjs
Gisela a 29 de Abril de 2011 às 18:44
Muito prazer em conhecê-la! Parabéns por tudo o que fez.
Eu vou começar a tomar Lantus amanhã de manhã, 15 unidades.
Penso que posso confiar no meu médico, Dr. David Carvalho, foi-me recomendado.
Pode-me dar o nome da sua médica? Nunca se sabe, posso precisar.
Se puder, agradeço.

Cumprimentos
diabeticaparadiabeticos a 29 de Abril de 2011 às 23:20
Olá Gisela, que bom, a Lantus é formidável para qualquer diabético, o meu médico chama-se Drº Francisco Rosário, dá consultas na APDP, mas eu vou á consulta dele aqui perto de casa, fica-me mais perto. Espero receber notícias suas em breve e de preferencia boas :D
Cumprimentos
Claudia Batista a 6 de Outubro de 2013 às 02:41
Olá eu tenho 27anos e tenh am insuficiência renal crônica.fiz hemodiálise durante muitos anos a coisa de 4anos fui transplantada, depois de ser transplantada comecei a tomar muitos medicamentos, um deles é curticoides o que fez que eu ficasse com diabetes.
Precisava de ajuda porque tou a tomar a insulina, lantus que é insulina lenta 22doses (nao sei se é dose que se diz) a noite e Humalog que é insulina rápida 5doses depois do almoço e 5doses depois do jantar.
Mas nao estou a conseguir melhorar a minha médica na minha opinião nao esta saber lidar bem com a situação, por isso é que preciso de ajuda.
Porque já estou com os níveis de açúcar altos algum tempo e isso preocupa me e tenho medo.
Se alguém me pode se ajudar agradeço se poder Respondam para este mail claudiaambatista@hotmail.com
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
28
29
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO