OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sábado, 23.01.10

 

Há 23 anos que sou diabética, descobri quando fiz umas análises, estava grávida de 2 meses, mais ou menos. Eu comia muitos doces, bebia muito e urinava mais ainda, 3 dos sintomas típicos de um pré-diabético. A minha mãe ficou super preocupada, não sabíamos muito bem o que era uma verdadeira diabetes, não tínhamos ninguém na família, nem amigos, apesar que a minha tia Lucinda já tinha falado qualquer coisa desta doença à minha mãe, porque a tia dela, também tinha essa doença, mas nunca ligámos nada. O médico disse-nos que eu tinha a glicemia a mais de 500. Já saí do consultório com a insulina para tomar, foi um pânico, agulhas diariamente, como era possível e grávida. Mas o médico disse que teria de ser assim, senão, tudo poderia ser mau, eu e o bebé. Tive uma gravidez de risco, bem acompanhada. A minha vida alterou 100%, a nível de alimentação, medicação, tudo. Na altura vivia em Aveiro, comecei a ser seguida numa médica em Coimbra, uma das melhores do país na altura, agora já não exerce. Seu nome Maria Helena Saldanha, nunca me esqueci, era um anjo.

 

 

Tive um parto normal, apesar da doença, também era muito nova, tudo era mais fácil, a insulina acompanha-me sempre desde essa ida ao médico, há 23 anos que é a minha companheira e amiga, sim, amiga, porque me mantém viva e sem mazelas ainda. Andei por vários médicos de diabetes, ia andando, mas sempre com glicemias mais altas do que baixas, eu não conseguia controlar a minha doença, foi-me muito difícil, tive algumas retinopatias, mais no olho esquerdo, levei laser, comecei por 6 em 6 meses, depois uma vez por ano, entretanto disseram-me que havia a APDP (associação de diabetes) em Lisboa e que eram excelentes, realmente são, marquei a primeira consulta e fui sempre seguida, até a nível de oftalmologia, ia sempre lá de 6 em 6 meses. Melhorei bastante, mas ainda não estava como eu queria. Entretanto há cerca de 3 meses o meu marido destaca do serviço de Aveiro para Lisboa, viemos morar de vez para cá, vim a saber que através da Marinha, haviam consultas de diabetes e que a médica que estava lá era "milagrosa" , um colega do meu marido é que lhe tinha informado que andava lá e tinha melhorado 300% . Ora eu estando cá, fui logo marcar a consulta e esperei para ver os resultados. Eu sei que não são só os médicos que tem que fazer o dito "milagre", o doente tem que ajudar e fazer tudo como manda a lei, mas, há médicos e médicos, não desfazendo da APDP, gostei mesmo muito desta médica.

 

Como disse anteriormente, a minha nova médica do hospital da Marinha é 5 estrelas, esqueci-me de referir anteriormente que a minha hemoglobina A1C, andava sempre alta, atingiu os 9, posso dizer que agora, estou com 7 ponto 8, é um valor melhor, quero baixar dos 7, é o recomendado, penso que o grande mérito , foram as várias tentativas de estudar o meu organismo, comecei com uma alimentação mais cuidada, já devia ter feito isso, mas , fui desanimando, depois mudou-me alguns tipos de horários da minha insulina , lenta e rápida, fez-me registar toda a minha alimentação, horários e todas as alterações que acontecessem. Marcou-me consulta para a semana seguinte e lá fui eu, ainda não estava bem, decidiu que precisava de mudar para a insulina nova a LANTUS, um espectáculo, voltei lá passado 15 dias, estava um pouco melhor, mas não tão bem como a médica queria. Então qual era o problema? Eu, anteriormente comecei com a Lantus á noite, ao deitar, mas passei a tomá-la de manhã, o meu organismo reagiu muito bem, melhorei a olhos vistos, esta médica não deixa andar, ela manda-nos á luta, dá-nos alternativas, opções, alterações, não pára enquanto tudo não estiver bem.

 

APB diabeticaparadiabeticos às 14:53 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos
diabeticaparadiabeticos a 17 de Março de 2010 às 12:19
Bom dia, essa insulina não conheço e nunca a tomei, antes da Humalog que tomo agora, que é a rápida, tomei várias, mas nunca essa, a Humalog é sem dúvida a insulina melhor para juntar com a Lantus, mas como no seu caso o médico pede essa, não posso dizer mal, há que experimentar e ver como se dá. Claro que as 4 unidades não poderão ser radicais???! imagine que nesse almoço come mais que no jantar e vai tomar as mesmas 4??? vai ter algumas diferenças, por isso, registe tudo o que come para o médico poder mais tarde, equilibrar os valores, ele não lhe deu uma tabela de hidratos?? saber o valor da insulina para o que vai comer??
Depois diga, boa sorte e Saúde!
japinto19 a 29 de Março de 2010 às 23:47
Olá, desde a última vêz que "falamos", tenho iniciado esta minha nova etapa com uma insulina rápida chamada Apidra. Vou relatar-lhe o que se passa e talvêz com a sua melhor experiência eu acabe por perceber o que se passa comigo. Para falar em valores, digo que a noite tome 26 unidades de Lantus, insulina de longa duração e antes do jantar, 4 unidades de Apidra, assim como 4 unidades de Apidra antes do almoço.... valpores, de manhã entre 100/130, antes do almoço, iden, após o almoço (2 horas) també, entre esses valores, o problema comoça entre as 19 horas e as 24 horas, em que os meus valores vão para os 180/280. Acho isso desproporcional, ou tomo aa insulinas errada, ou tomos as quantidades também elas erradas. Ou na pior das hipóteses o meu organismo está "louco". Já pensei em desistir de tomar essa insulina rápida e voltar para os medicamentos orais, sejam Janumet, Diamicron ou outro qualquer que se conjugue com a Lantus. Por causa desses sobe e desce, tenho tido problemas a a minha visão, pois embora não tenha nem glaucoma nem retinopatia, segundo exames feitos no serviço de Oftalmologia do Hospital de Gaia, tenho tido a visão um pouco turva e tenho tido dificuldades em ver ao longo, tenho tido dias em que vejo ao longe melhor sem os meus óculos de que com eles. Na 4ª feira de manhã vou falor com o médico e mostrar-lhe esses meus novos valores, mas já ando um pouco desanimado com essas variações de valores de glicemia. Tanto que as minhas refeições ao almoço são praticamente semelhantes as do jantar, eu não abuso muito, além de caminhar que após o almoço e quer após o jantar. Fico a aguardar comentários. saudações, Japinto
diabeticaparadiabeticos a 30 de Março de 2010 às 12:51
Olá, estive uns dias ausente do pc, mini-férias :) só hoje li o seu post, pois eu acho e tenho a certeza que devem ser as doses á noite que tem que ser corrigidas, não deixe de tomar insulina para passar a comprimidos, isso seria pior, fale abertamente com o médico, fale-lhe na Humalog, é uma das melhores insulinas para os diabéticos. Fale com ele e veja a resposta. até lá tudo de bom.
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
28
29
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO