OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Sexta-feira, 14.06.13
Em substituição aos produtos industrializados, são bem  vindos os  temperos  que a natureza nos oferta e que, além de sabores diferenciados,  contém substâncias saudáveis.


Você pode incrementar a sua comida com alguns temperos bem interessantes. Confira logo abaixo, as especiarias que vão fazer sucesso. O uso de temperos tem grande contribuição para os sabores e aromas da culinária.


É importante ter a consciência que a alimentação pode e deve ser otimizada em busca de efeitos protetores ao nosso organismo.



Alho - Rico em selênio e germânio, atua como antioxidante e regulador do sistema imunológico. Também contém cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um componente denominado Alicina que tem ação antibiótica, reduz colesterol, controla a hipertensão arterial e a glicose sanguínea e tem ação anti-cancerígena. É um alimento prebiótico, promovendo colonização da flora intestinal benéfica. Para ativar o seu poder nutricional, após cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de cozinhar. O consumo de alho cru pode causar azia.


Onde usar: carnes, arroz, molhos, saladas, etc


Canela – o excesso de açúcar no sangue pode levar à acumulação de gordura no corpo. Acrescentar uma colher de chá de canela nos seus alimentos, colabora para aumentar o seu metabolismo e ajuda a manter osníveis de açúcar no sangue sob controle, diminuindo a quantidade de insulina produzida após uma refeição.


Onde usar: a canela não é boa apenas em alimentos doces, ela também é excelente em pratos salgados e pode ser adicionada em frituras e ensopados.

Oregano – Um dos temperos mais comuns da culinária brasileira, o orégano, é um grande aliado também da sua saúde. Com propriedades medicinais, a erva traz vários benefícios ao organismo: Alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, portanto combate o envelhecimento precoce; Controla a diabetes; Facilita a digestão; etc.

Dica esperta: Deixe o orégano ’descansando’ em óleo de canola ou azeite extra-virgem. Assim, suas propriedades são transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.

Alecrim: Possui substâncias antioxidantes (ácido carnosóico, ácido rosmarínico, ácido ursólico), que previnem doenças cardiovasculares e estimula a circulação. Ativa a função do pâncreas (ajuda no tratamento do diabetes), auxilia na digestão e tem propriedades anti-reumáticas.



Vinagre:  é isento de calorias, pode ser usado para auxiliar no consumo de saladas, reduzindo a necessidade em se adicionar sal ao prato. Assim como a canela, o vinagre também possui a capacidade de reduzir o impacto do carboidrato na glicemia, tornando-se uma boa opção para acompanhar uma refeição rica em carboidratos. O balsâmico, tipo mais nobre, possui propriedades antioxidantes, além de contribuir com o processo digestivo.


Coentro: É fonte de vit. C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras. Possui propriedades antioxidantes, anti-bacterianas, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle da glicemia. Existem estudos apresentando o coentro também com propriedades benéficas no controle da ansiedade e apetite.  

Receita de sal temperado natural: misturar 250g de sal marinho, 6 dentes grandes de alho bem picado, 1 saquinho de cada: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, todos desidratados. Manter a mistura sob refrigeração.

ATENÇÃO: consulte sempre um profissional.



Tratamento do diabetes:  É muito importante que você tenha informações confiáveis para reduzir ansiedades infundadas e assegurar que seu tratamento esteja bem direcionado. Anote as suas dúvidas e leve para seu médico em sua próxima consulta.



Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!
APB diabeticaparadiabeticos às 16:48 | link do post | adicionar aos favoritos

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO