OLÁ A TODOS, AO ENTRAR PELA 1ªVEZ NESTE BLOG, DEVEM IR AO ARQUIVO do LADO DIREITO E CLICAR em JANEIRO, DEPOIS NA DATA DE 23 E IR AO FIM DA PÁGINA PARA COMEÇAR A LER O 1º POST , A MINHA VIDA COM A DIABETES. " O INÍCIO HÁ 23 ANOS"
Segunda-feira, 25.01.10

                                                               

Os cuidados alimentares nos diabéticos vão permitir controlar as suas glicemias e reduzir o risco e a frequência de complicações futuras.

Assim sendo, um diabético deve:

· Fazer várias refeições ao longo do dia (sem estar sempre a petiscar!), pouco abundantes.

· Começar o dia com um pequeno-almoço completo e equilibrado e nunca ficar mais de 3h-3h30 sem comer. Tenha em conta que o jejum nocturno num diabético não deve exceder as dez horas.

· Ter cuidado com os métodos de confecção que utiliza. Evite os fritos e o molho com gordura de certos alimentos. Prefira cozidos, grelhados e assados sem adição de gordura ou estufados em cru (sem deixar refogar).

· Iniciar sempre as refeições principais com sopa de legumes e incluir saladas, legumes e hortaliças no seu prato principal.

· Evitar a ingestão de gorduras e de sal, substituindo-os por ervas aromáticas e por especiarias que dão cor, sabor e aromas especiais aos seus cozinhados!

· Comer pequenas quantidades de carne e de peixe (cerca de 100g bastam!) e nunca suprimir por absoluto o pão, as batatas, a massa e o arroz da sua alimentação.

· Ter cuidado com a quantidade de fruta que ingere! Embora sejam óptimos fornecedores de vitaminas, de sais minerais e de fibras, são muito ricos em frutose (açúcar existente na fruta). Pode comer qualquer tipo de fruta tendo em conta a quantidade. Frutos como os figos, diospiros e frutos tropicais devem ser ingeridos em menor quantidade!

· Ingerir doces e produtos açucarados só no caso de ter a diabetes controlada, sempre após as refeições e com moderação.

· Beber cerca de 1,5-2l de água ou de chá não açucarado ao longo do dia.

Tal como nos transmite a roda dos alimentos, deve variar o mais possível de alimentos e ingeri-los de acordo com os seus gastos e necessidades energéticas.

Não se esqueça de mastigar bem os alimentos, comer calmamente, fazer caminhadas diárias e de ler sempre os rótulos dos produtos alimentares. Por vezes somos induzidos em erro pela publicidade!

Em caso de dúvidas ou de não conseguir controlar a sua diabetes, não hesite em contactar um nutricionista que consigo elaborará um plano alimentar ajustado e estruturado.

APB diabeticaparadiabeticos às 13:47 | link do post | comentar | adicionar aos favoritos
blogs SAPO
pesquisar neste blog
 
arquivos
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
28
29
últ. comentários
Olá Marilia,Em Portugal os glucometros são gratis ...
Bom diaInfelizmente a insulina em Portugal para an...
Olá eu tenho 27anos e tenh am insufici&ecir...
Alguém sabe quanto custa a caneta em Portugal por ...
Pessoal boa noite sou bibliotecária e pesquisei ba...
Olá Eva, lamento pela sua cachorrinha :( mas acred...
OLA BOA NOITE EM JANEIRO DESCOBRI QUE MINHA CACHOR...
Olá Marília, não a posso ajudar, pergunte ao VET e...
Olá, sobre esse assunto eu pessoalmente não noto d...
Gostaria de saber se goji berry faz com que a pess...
olao meu gato tbem é dependente de insulina,2 veze...
É assim, em Portugal os diabéticos tem as insulina...
Lamento mesmo :(
Infelizmente não moro em Portugal estou no Brasil,...
Olá, diga-me se está a morar em Portugal?Se quiser...
Posts mais comentados
blogs SAPO